Aproveitando a empolgação pelo cinema, vou falar um pouco sobre a nova adaptação dos quadrinhos que estreiou neste fim de semana: V de Vingança.
Ainda não vi o filme, mas pretendo fazer isso o mais rápido possível, então vou falar sobre a obra original do mestre Alan Moore - V for Vendetta.
A estória é basicamente sobre um futuro próximo, ambientado no Reino Unido, onde um estado facista chamado Norsefire prosperou e mantém o controle do país através da fome, mídia (controlada pelo governo, polícia secreta, economia planejada e campos de concentração para minorias raciais, políticas e sexuais. Enfim, tudo de ruim que pode acontecer num governo (ou quase tudo hehe).
Bom, o povo viveu assim durante um bom tempo e meio que se ''acostumou'', se é que isso é possível. É quando surge um anarquista-terrorista chamado apenas por ''V'' que começa a elaborar uma campanha teatral e violenta para derrubar o governo.
Mas se engana quem pensa que a estória é sobre o ''V''. Não. A estória na verdade é sobre o efeito de ''V'' sobre as pessoas que cruzam o caminho dele...
Vejam, a idéia do conto não é a criação do personagem em si, mas o que ele representa. Os ideais de liberdade, identidade e responsabilidade. Tanto que durante os 3 volumes da obra original, ele é tido quase como um personagem secundário e em momento algum é revelada a identidade dele (a pessoa por trás da máscara).
A idéia for usar o personagem para trazer à tona os referidos ideais na mente das pessoas que se ''acostumaram'' com a vida que levam pseudo-libertas. Acostumaram-se a viver censuradas, impedidas de se expressar, sofrendo preconceito e todos os outros problemas que, na obra, o governo impôs às pessoas.
Qualquer semelhança com o mundo atual não é mera coincidência. E olha que a obra foi escrita na década de 80.
Bom, eu li em algum lugar pela Internet que o filme está sendo mal visto por alguns governos por alegarem que o mesmo incita o terrorismo. Será ?
Não seriam esses mesmos governos "Norsefire" que preferem que vivamos nas suas condições ? absentos de se manifestar... ? hum...
Enfim, eu queria contar mais sobre a obra, mas não quero estragar a surpresa de quem vai ver o filme, já que pelo que soube e vi em trailler, foi muito bem adaptado. Então apenas lembrem-se: "O povo não deve temer os seus governantes. Os governantes é que devem temer o povo"
"Remember, remember,
the fifht of November"
O Blog ta nice!!!... Umas mudanças as vezes caem bem!!... Um abraço...
ResponderExcluirValeu Wander
ResponderExcluir